Xiko Karpa



Origem

 

De acordo com estudiosos, a carpa é o mais antigo peixe de criação doméstica da civilização humana, introduzida na Ásia Central. Originário do Japão, este peixe representa sorte, determinação, ambição, perseverança, força, resistência, vitalidade e sucesso, devido a sua capacidade de lutar para chegar a seu destino final, driblando as adversidades.

 

As Nishikigois são carpas ornamentais coloridas conhecidas também como “Jóias que nadam”, “Peixe nacional do Japão” ou “Carpas coloridas selecionadas”. A definição correta seria Nishiki (êxito de vida) + Goi (ou Koi = carpa). A sua origem ocorreu por mutação genética, a partir das carpas comuns (cinza) na Província de Niigata, no Japão, por volta do ano 781.

 

Com o tempo, os piscicultores da região foram aperfeiçoando suas características até que surgiram as variedades Higoi (carpa vermelha), Asagui (carpa azul e vermelha) e Bekko (branca e preta). Assim, ao longo dos anos, surgiram outras variedades, consideradas obras de arte veneradas pelos japoneses e apreciadas em todo o mundo.

 

O nome “Nishikigoi” foi oficializado antes da Segunda Guerra Mundial mas as mesmas também eram chamadas de “koi colorido”, “koi estampado” ou “koi fantasia”.

Características

 

Peixes de água doce conhecidos pela intensidade de cores, os Nishikigoi são dóceis e pacíficos. Podem comer na mão de quem os alimenta e se adaptam rapidamente a diferentes ambientes. Apesar de viverem em média 70 anos, podem ser encontrados exemplares com mais de 200 anos no Japão.

 

Quanto ao tamanho, têm capacidade de crescer de acordo com a dimensão do ambiente em que vivem. Os criados em locais pequenos geralmente não ultrapassam os 20 centímetros. Já se colocados em um lago, podem atingir até cinco vezes esse tamanho. Mas o crescimento também está relacionado diretamente à qualidade e à quantidade de alimentação que recebem ao longo do dia e ao teor de oxigênio da água.

 

Além disso, não existem estampas iguais entre os Nishigois. Cada carpa possui seu colorido próprio e é isto que os tornam tão especiais. Seu efeito visual pode ser deslumbrado à luz do dia ou sob outra iluminação mais apropriada.

 

Árvore Genealógica do Nishikigoi

(extraída do livro “Introdução ao Nishikigoi” de Takeo Kuroki)